Um novo modelo de elevador pode estar presentes em novos prédios ao redor do mundo – e é algo que parece ter vindo de ficções científicas futurísticas. A empresa thyssenkrupp lançou a primeira unidade de um elevador chamado Multi, que opera sem cabos e é capaz de fazer viagens tanto na horizontal quanto na vertical.
A primeira unidade deste equipamento opera atualmente em uma torre de testes da empresa, construída em Rottweil, na Alemanha. A novidade, contudo, será empregada em um novo edifício da OVB Real Estate, uma empresa de negócios imobiliários na Europa e que terá um novo prédio em Berlim (Alemanha).
Uma grande diferença no Multi é que ele não oferece apenas uma cabine por eixo movendo-se para cima e para baixo, mas várias. Seria algo como um sistema de metrô dentro de um prédio.
Será assim que ficarão os prédios do futuro?
Esse novo elevador não utiliza cabos e conta com o apoio de um sistema de freio de vários níveis, dados e gerenciamento de energia nas cabines. A empresa ainda afirma que o Multi exige menos espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%.
Outra melhoria do sistema é que ele requer uma potência de pico baixo, o que permitiria uma melhor gestão das necessidades energéticas do prédio em si. Isso, ainda de acordo com a companhia, pode reduzir os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia.
As possibilidades que um elevador do tipo traz são realmente amplas, se tendo em conta o fim das limitações impostas por cabos. Será que o futuro será assim?
Elevadores poderão subir ou descer, mas também se movimentar para os lados